segunda-feira, 16 de julho de 2012

Guia de sobrevivência nos estádios: O Canindé

Como a Sampa Azul é a casa do torcedor do Cruzeiro em SP, decidimos elaborar um guida de utilidade pública que vai contar um pouquinho dos estádios da capital paulista para os amigos que desejam acompanhar aos jogos do Cruzeirão com a gente.

No "Guia de sobrevivência nos estádios" de hoje, deixamos aqui as dicas e opiniões sobre o Canindé. Aproveitem e complementem:


Resumão Educativo:

Nome Oficial: Estádio Doutor Osvaldo Teixeira Duarte
Inauguração: 9 de janeiro de 1972. (Portuguesa 1 x 3 Sporting Lisboa)
Record de público: Portuguesa 1 x 3 Corinthians, 25.662, 10 de outubro de 1982 (23.858 pagantes).
Capacidade Atual: 19.717 lugares


O Estádio:

O Canindé - casa da Portuguesa de Desportos - é um dos estádios mais pitorescos da cidade de São Paulo. Ele acompanha a ‘envergadura futebolística’ da Lusa, ou seja, assim como o time, é acanhado e não possui lá uma grande tradição, mas conta com a simpatia de todos.

Primeiro pela sua localização. Situado ás margens da Marginal Tietê, o Canindé fica muito próximo da Rodoviária do Tietê – uma das pincipais portas de entrada da cidade de São Paulo. Fica próximo também do Shopping D, de onde é possível ir caminhando depois de se deixar o carro dentro do estacionamento.

Outro motivo que deixa o torcedor do Cruzeiro mais ‘a vontade’ no estádio é o fato de que, quase sempre, a torcida visitante é maioria no Canindé. Isso, aliado ao fato de que a chegada ao campo se dá principalmente pelo lado da nossa torcida causa uma falsa sensação de absoluta segurança para o torcedor celeste que decide acompanhar de perto aos jogos das arquibancadas.

Embora seja pequena, a torcida da Lusa é formada principalmente por fanáticos com pavio bem curtinho. De modo que – pessoalmente – não recomendo que o torcedor do Cruzeiro chegue com o manto celeste visível... pelo menos até ficar mais próximo da maioria azul e próximo a polícia. Caso contrário, o ousado torcedor celeste pode acabar comendo o pão que o padeiro lusitano amassou de mal humor.

Em jogos a noite, recomendo fortemente que nenhum torcedor vá sozinho. Chegar pode até ser fácil, mas a marginal é escura e o caminho até o Shopping D ou para o metrô não é dos mais bonitos e iluminados. Seguança e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Comprar ingressos é muito fácil em todos os jogos e o torcedor pode ignorar os inúmeros cambistas para comprar direto no guichê a sua entrada.

Dentro do estádio, as acomodações não são das melhores. Na última vez que visitei o Canindé, o placar possuía a quase exclusiva tecnologia “gajo”, na qual o dito “gajo” troca manualmente os números a cada gol. Isso sem contar as arquibancadas mal preservadas. Para a torcida visitante, cobertura, só em uma pequena parte lá em cima da arquibancada, o que geralmente causa grandes aglomerações em dias de chuva.


Os banheiros e a lanchonete ficam abaixo da arquibancada, logo na entrada da torcida visitante. E o ‘rango’ em dias de jogos em nada lembram as deliciosas comidas da tradicional Festa Junina da Portuguesa. São compostos por cachorros quentes de pão seco com salsicha, água, cerveja sem álcool, pipoca e outras guloseimas mais prá lá de super faturadas.

O campo é pequeno e acanhado. Não me lembro de ter visto um bom gramado em nenhum dos diversos jogos que assisti no Canindé. Normalmente o Cruzeiro tem dificuldades jogando alí, pois a grama ruim e o campo pequeno são os melhores aliados da equipe da Lusa contra qualquer outro adversário mais qualificado.

No geral, o conjunto torcida celeste em maioria, facilidade em chegar e os elencos mais limitados da Lusa fazem a maioria das visitas no Canindé serem felizes para a torcida celeste.

Chegando no Canindé:

O metrô é a melhor e principal sugestão para quem vai ao Canindé. Descendo na estação Tietê, qualquer um pode facilmente caminhar até o estádio sem dificuldades. Mas atenção ao atravessar a Ponte Cruzeiro do Sul, pois ela é muito movimentada.

De carro, o cruzeirense pode optar por parar o carro no Shopping D, ao lado do Canindé, ou mesmo pode parar em um dos diversos estacionamentos próximos a rodoviária Tietê. Mas, neste caso, a caminhada é a mesma de quem opta pelo metrô.

Para quem optar pela parada no Shopping (minha solução favorita), mesmo depois do fechamento, basta você mostrar o comprovante de estacionamento na entrada do Shopping que os seguranças liberam a sua entrada para retirada do seu veículo.


Curiosidade:

Em TODO jogo que eu fui do Cruzeiro no Canindé, choveu. Um deles, na final da Copa SP de júniors, teve direito até a granizo. Por isso pense em levar um guarda chuva consigo em jogos alí. (Nota: guarda-chuvas com pontas ou grandes NÃO entram no estádio. Tem que ser um daqueles pequeninos ou capa de chuva mesmo).

Agora, para saber mais, basta você ir ao Canindé para apoiar o nosso Cruzeirão na próxima partida.

Até lá, se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar ou mesmo complementar este post.

22 comentários:

Federici disse...

Bom dia nação Azul.
Sou novo aqui em Sampa e animado pra ir no jogo desta quarta e encontrar algun amigos cruzeirenses.
Alguém por aqui está indo?
Podem me dizer qual a melhor forma de comprar ingresso?
Saudações!

Anônimo disse...

Bom dia Sampa Azul!

Vocês se encontram em algum local para ir em grupo ao jogo?

Saudações celestes!

Lucas Leite disse...

Nesse eu vou demais! Finalmente um jogo do Cruzeiro em SP.

Eduardo Mano disse...

Fala pessoal,
normalmente em jogos no final de semana, a gente faz um esquenta no QG e depois vai junto ao estádio. Nestes jogos no meio de semana, a gente não combina nada em especial mas se encontra dentro do estádio.
A melhor forma de comprar ingresso é no próprio estádio, minutos antes do jogo. Como o texto explica, é BEM fácil comprar lá.
abraços

Edu Mano

Robert Barral disse...

Fala Galera!

Tb sou novo por aqui, e no jogo de amanha, infelizmente é o dia do meu rodizio, e como eu moro em Osasco é um pouco inviavel ir de condução. Se eu sair de Osasco por volta das 19:50, ja consigo chegar la dependendo do transito, na hora que começar o jogo ou alguns min depois. O que acham? Arriscado ir sozinho nessas condições?

Saudações Cruzeirenses!

Eduardo Mano disse...

Não. Só tome cuidado, como em qualquer lugar de São Paulo.
Abs

Edu

Anônimo disse...

Qual o setor que entramos?? O Numero do portão?

Carlos disse...

Cara, fui no QG domingo, mas tava fechado!
Abs

Anônimo disse...

Meus caros. Boa noite. Estou saindo de Ipatinga no dia do jogo para São Paulo a trabalho, e felizmente vou ao jogo. Estarei hospedado no hotel Íbis Congonhas – ao lado do Aeroporto – Alguém aqui pode me dar alguma sugestão em termos de ônibus ou metrô, ou quem sabe uma carona. Rsrs quero evitar pagar um taxi, vai sair muito caro para mim.

Lorenzo disse...

Olá colegas cruzeirenses!!! Tb sou novato aqui. Gostaria de encontrar com a galera para entrarmos todos juntos no estádio. Eduardo Mano, apesar de ser jogo de meio de semana, o que vc acha de marcar um ponto de encontro e um horário para toda a China azul se encontrar amanha? Abraços. Amanhã é dia de vitória estrelada!!

Lorenzo disse...

Olá. O jeito mais facil é pegar um tx para estação de metro da linha azul e ir. Descer na estação Tiete. Talves poderiamos reunir toda a galera na porta do metro. Fica a sugestao. Abraços

Petrus disse...

Penso ser uma boa ideia. Onde você mora em São Paulo?

Charles Carvalho disse...

Bom galera, estou na Paulista se tiver alguem por aqui tambem que vai ao jogo para podermos ir juntos. Estarei no Cafe Creme esquina com a Paulista com a Eugenio de Lima...Prozimo ao predio da Gazeta e proximo a Brigadeiro. 18hs estou por aqui.
Abs

Marquinho Monte disse...

Galera da sampa azul, provavelmente faremos um esquenta no Qg e iremos todos juntos para o canindé de metro..... ingresso para visitante aqui em sp se compra na hora... 30 inteira e 15 meia..... vamo q vamo... ahhh pra quem nao sabe o qg fica na Av brigadeiro luis antonio 2790.... VAMO CRUZEIROOO

Blogueiro disse...

Estarei presente no jogo. To pensando em deixar o carro no shopping D mas não sei se tem como pegar ele depois do jogo que termina depois que o shopping já fechou. O shopping fecha as 22 hrs. Alguém sabe se da pra fazer isso? Pegar o carro no estacionamento depois das 22 hrs.

Lorenzo disse...

Que horas estão pensando em sair do QG? Valeu.

Anônimo disse...

Meu questionamento é o mesmo....sem bem que, o cinema do shopping tem uma sessão hoje que inicia às 22:30 e outra, em frente ao shopping tem umas vagas na rua....é um risco, massss.....até mais tarde sampa azul!!!

Robert Barral disse...

Pessoal,

Liguei la. é so ate as 22hrs mesmo. Se passar disso só tira o carro no outro dia pagando 32 reais. Outra opcao é comprar um ingrsso do cinema pra conseguir tirar o carro, mas ai né, uma grana a mais.

Acho que nao vou conseguir ir mais no jogo, pq tenho de sair de osasco só qdo acabar o rodizio e nao terei aonde deixar o carro.

Alguma solucao?

Charles Carvalho disse...

Robert vai de metrô pow, eu tbm sou dessa região ai e tbm voltarei de metrô...

Eduardo Mano disse...

O Estacionamento fica aberto até a meia noite e meia. PODE PARAR no Shopping sem problemas. Para entrar no Shopping novamente, basta apresentar o Ticket para o Guarda.
O preço do estacionamento é de APENAS 5 reais.
Por comodidade, pague antes de sair do Shopping.
Fiz isso neste jogo e deu certinho. Foi muito bom, perfeito!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem estacionamento no estádio.